PINTURA CORPORAL – O CORPO COMO TELA

Pintura Corporal

Pintural corporal simples

O corpo já é por si só uma obra de arte da natureza e usar o corpo como tela é uma tendência forte e crescente, além de ser a única moda que combina com naturismo / nudismo.

A pintura corporal, tb conhecida como maquiagem artística ou body painting em inglês é uma arte extremamente bonita e criativa muito forte em paises como Austrália, Alemanha e França, onde inclusive existe até concurso muito valorizado por artistas que se dedicam a essa pintura.

Aqui no Brasil tem começado a fazer muito sucesso em vários eventos como festas de gala, desfiles de moda, programas de televisão e é claro, principalmente no carnaval que obviamente não poderia faltar.

A pintura corporal é uma forma de expressão e manifestação cultural presente em várias sociedades como indígenas, africanas, hindus e tb ocidental através da maquiagem e tatuagem.

Os indígenas usam uma pintura diferente para cada ritual como luta, casamento, caça, morte, etc e são feitas a partir de tinturas extraídas de plantas como Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.

As tribos africanas usam tinturas feitas com vegetais, barro, rochas vulcânicas e seivas de algumas plantas.

A maquiagem sem dúvida é o principal artifício feminino de beleza e esse recurso tb é muito utilizado no cinema, na tv e no teatro, fazendo com que as técnicas estejam sempre evoluindo.

A tatuagem é uma outra forma de pintura corporal e tem uma história muito interessante tb mas não vamos entrar em muitos detalhes nesse artigo.

Estima-se que a tatuagem tenha surgido no Egito por volta do ano 3000 A.C em rituais religiosos e durante muito tempo foi usada para representar estilos de diferentes tribos urbanas.

Hoje a tatuagem tb se tornou muito popular e mais que uma marca ou estilo algumas são verdadeiras obras de arte.

Enfim, a pintura corporal é uma arte cada vez mais presente em toda sociedade e pode ser utilizada em diversos eventos e por variados motivos, variando desde obras de arte com formas muito elaboradas e criativas até as mais simples e divertidas.

Ao falar em arte não poderíamos deixar de citar o trabalho de muitos artistas consagrados que se dedica a esse tipo de pintura, como os brasileiros W.Veríssimo, Beto França, o americano Craig Tracy entre outros. Todos que foram citados são feras no assunto e com talento impressionante.

O que fascina na pintura corporal e talvez o maior motivo que atrai muitos admiradores é que tanto em uma obra de arte como uma singela pintura a união da liberdade da nudez se funde com a liberdade de expressão.

Seja qual for o motivo, sempre que tiver a oportunidade seja uma tela viva ou solte sua imaginação e sua criatividade aprendendo a pintar seus amigos e amigas. É uma grande e divertida brincadeira.

Como é uma arte efêmera recomenda-se que ao ficar pronta fotografe ou filme para que possa eternizar sua arte ou pelo menos ter a oportunidade de mostrar a outras pessoas.

Existem alguns tipos de tintas e produtos específicos para pintura corporal, mas na Internet existem algumas receitas caseiras e baratinhas, mas como não testei preferi não postar aqui mas qualquer novidade passo para vcs.

NATIBRASIL Naturismo

3 comments on “PINTURA CORPORAL – O CORPO COMO TELA

  1. “O corpo já é por si só uma obra de arte da natureza e usar o corpo como tela é uma tendência forte e crescente, além de ser a única moda que combina com naturismo / nudismo”. Esta frase bem resume o enredo. A beleza está nos olhos de quem a vê. E os olhos, para vê-la, precisam ser estimulados através da arte, seja produzida pela natureza como pelas mãos do homem – como arte final. Parabéns.

  2. Olá! Sou artista plastico nas horas vagas, tenho o que chamo de dom natural por cores e misturas. Sou capaz de criar qualquer cor que quiser misturando as tintas primarias e básicas. Adoro pintura e meu sonho e praticar a pintura corporal. Já pensei até em tentar praticar isso comerciamente numa prai de naturismo aqui da paraíba, a famosa pria de tambaba, mas como sou do interior, e a praia fica bastante longe, e não conheço bem as técnicas e materiais mais adequados a pintura corporal, sempre deixei isso como segundo plano. Poderia me dar algumas dicas sobre tintas mais adequadas e com baixo custo? E o que acha de minha ideia em tentar praticar numa praia de naturismo? Acha que vale a pena o investimento? Quando eu cobraria aos naturistas interessados? poderia me dar uma noção? Grato pela atenção, e parabens pelo trabalho.

    • Olá Gil,

      O que podemos dizer é que a pintura corporal (ou body paint em inglês) é uma arte em constante crescimento no mundo inteiro e muito apreciados não apenas por nós naturistas mas tb por muitos artistas em eventos diversos como marketing ou manifestações.
      Somos apaixonados por essa arte e nosso interesse é mais recreativo que profissional pois pretendemos usar nas futuras atividades de nosso grupo naturista ( natibrasil naturismo ). Apesar de algumas pesquisas sobre o tema ainda não tivemos tempo nem oportunidade de nos aprofundar nas técnicas a ponto de colocar em prática mas podemos te adiantar que as tintas apropriadas ainda são caras e as opções de baixo custo (caseiras) não podemos indicar por não ter testado nenhuma ainda. No youtube tem algumas dicas interessantes e tem muitas matérias falando sobre o tema. A cada dia surge novos materiais e acessórios como canetas apropriadas de secagem rápida parecidas com aquelas pilotos com pontas grossas e com o tempo os custos com material deve baixar.

      Saudações

      Gil e Dri – CasalNatSP

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s